Ferramenta auxilia pesquisas do Ensino Superior

Tamanho da LetraA+A-

Na tarde de quarta-feira, 27 de abril, mais de 70 pessoas entre coordenadores, professores e alunos do Ensino Superior participaram de uma capacitação promovida pela biblioteca do Unasp campus Hortolândia. Atualmente a faculdade assina com a Proquest Dissertation&theses, a Proquest Research Library e o Portal de Periódicos da Capes, assim o treinamento visou potencializar a utilização destas ferramentas de bases de dados oferecidas pela instituição.

Pesquisa científica na internet

Para apresentar as melhores estratégias de busca e formas de acesso nestas plataformas, foi convidada a consultora da ProQuest para o Brasil e América Latina, professora Ely Penna. De acordo com a consultora, a pesquisa científica precisa contar com fontes confiáveis e de qualidade. “Não se usa o portal do Google como fonte de pesquisa no Ensino Superior, porque ali as informações relevantes não aparecem. A internet pode ser utilizada, mas com um conteúdo confiável. Por isso a importância de algumas ferramentas como ProQuest e Portal de Periódicos da Capes para alunos orientandos e candidatos a mestrados e doutorados”, enfatizou Ely.

O portal da ProQuest que está disponível para todos os alunos do Unasp campus Hortolândia, possui 3.8 milhões citações pesquisáveis, 1,7 milhão de trabalhos completos em PDF, atende todas as áreas do conhecimento, oferece acesso ao material de apoio utilizado na pesquisa (áudios, imagens, slides, etc) e além disso economiza o tempo do pesquisador, uma vez que apresenta modelos de pesquisa e teorias a partir de sua evolução histórica.

Compartilhando informações

Segundo Lusmar Araujo, bibliotecária do campus e responsável pelo treinamento, o objetivo do encontro vai além da capacitação de professores e alunos. “A instituição está investindo em ferramentas de pesquisa para o Ensino Superior, por isso queremos disseminar estas plataformas e, principalmente, queremos formar multiplicadores. Assim as pessoas que estão participando hoje do curso poderão ensinar outros a utilizarem esta ferramenta de pesquisa”, explicou Lusmar.

Lusmar orienta ao aluno que quiser utilizar o ProQuest, estar criando um login de acesso na biblioteca. Além disso, no portal do Unasp Campus Virtual (ead.edu.br) o aluno tem acesso a biblioteca online, com informações e vídeos que ensinam utilizar as ferramentas disponibilizadas pela instituição.

por Glória Barreto