Novo sistema de gerenciamento unifica os campi

Tamanho da LetraA+A-

O Instituto Adventista de Tecnologia (IATec) apresentou aos administradores e servidores Centro Universitário de São Paulo (UNASP) o novo sistema que pretende integrar serviços da rede de ensino da instituição. O sistema recebeu nome de ADEMS (Adventist Educacional Management System). Durante a reunião, que ocorreu no campus Hortolândia, os criadores enumeraram os serviços que serão integrados: sistema de secretaria, sistema financeiro, portal de aluno, portal do professor, portal do ex-aluno, gerenciamento de pessoas (base de dados única para todo o país) e o processo seletivo que já está em operação.

Segundo o gerente de projetos da área educacional, Wilson Silva o projeto traz diversos benefícios a instituição. “O ADEMS padroniza os processos, reduz o custo dos treinamentos no caso do professor ou servidor ser transferido e facilita o gerenciamento, porque conta com os dados consolidados e integrados em toda a rede” enfatizou Silva.

Datas de implantação

Durante o evento foi apresentado o cronograma de implantação do ADEMS, porém alguns serviços já estão em pleno funcionamento, como o Processo Seletivo Integrado, que começou a ser utilizado este ano pelo UNASP e outras instituições adventistas de Ensino Superior no Brasil e no Chile. Outro serviço disponível é o aplicativo para os alunos do UNASP, que funciona no sistema operacional Android e iOS, e dá ao aluno acesso as suas notas, faltas, horário de aulas, dados pessoais básicos e nome dos professores.

Para a implantação plena do ADEMS os organizadores preveem as seguintes datas:

· Abril – agosto/2016: Levantamento dos processos e validações.
· Maio/2016: importação dos dados dos antigos sistemas.
· Junho – agosto/2016: treinamentos para cada departamento e equipes de suporte local.
· Agosto/2016: Infraestrutura de Link de internet dos 4 campi, com apoio da equipe de TI local.
· Setembro – novembro/2016: Ambientes de testes de Homologação (departamentos e equipe de suporte local).
· Dezembro/2016 – Liberação do ambiente de Produção.
· Janeiro/2017 – Treinamentos de professores.

ADEMS para toda rede de Ensino

Em setembro de 2015, durante o encontro de reitores das instituições superiores, foi escolhido o UNASP para implantação do ADEMS como projeto piloto. Segundo os organizadores o plano é que o ADEMS seja utilizado em toda a rede educacional adventista, mas este alcance ainda não tem data fixa.

Eliezer Magalhães, diretor geral do Instituto Adventista de Tecnologia, conta que o ADEMS é um dos 42 sistemas desenvolvidos pelo instituto, todos com o objetivo de trazer excelência ao serviço cristão, visando a praticidade, transparência e eficiência nas diversas frentes de ação da igreja.

por Glória Barreto