Aula prática aborda tema sobre perfil lipídico no Unasp

Tamanho da LetraA+A-

Exames laboratoriais podem indicar o melhor exercício físico para cada pessoa. Esta foi a temática central da última aula prática do curso de Fisiologia e Bioquímica do Exercício, pós-graduação da Faculdade Adventista de Hortolândia. A aula sobre Avaliação Física aplicada a Doenças Crônicas, foi ministrada pelo professor e doutor Wilton Nunes e aconteceu no laboratório do campus.

Durante as análises laboratoriais, os estudantes aprenderam a relação existente entre o perfil lipídico das pessoas e a influência do exercício físico na normalização deste perfil. Estes exames podem indicar os valores normais ou alterados das concentrações sanguíneas do colesterol, do triglicerídeos, HDL e LDL. Dependendo dos resultados, é possível identificar a probabilidade dos indivíduos desenvolverem hipertensão e a dislipidemia, que acometem obesos e diabéticos. Segundo o doutor Wilton Nunes, professor da disciplina, este conhecimento possibilita um atendimento mais personalizado, afinal, mediante tais alterações, os profissionais podem apontar o programa de exercícios físicos que melhorem o perfil lipídico desses indivíduos.

O coordenador do curso, professor Telmo Carvalho, conta que curso de pós-graduação - Fisiologia e Bioquímica do Exercício começou em março, tem duração de 18 meses e suas aulas acontecem quinzenalmente aos domingos. A próxima aula será no dia 01 de maio, no laboratório do campus, mas desta vez o conteúdo ministrado é sobre Curva glicêmica e resistência periférica a Insulina.

por Glória Barreto